O ensino da Bioética nos cursos de Saúde Coletiva de universidades públicas brasileiras
The teaching of Bioethics in Collective Health courses at Brazilian public universities
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4190Resumo
Objetivo: Realizar um mapeamento das universidades públicas brasileiras que ofertam o curso de Saúde Coletiva, de modo a analisar a inserção de conteúdos relacionados à Bioética (disciplina e conteúdos curriculares). Método: Estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem documental, realizado por meio do acesso aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, disponibilizados no portal Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, e nos sites oficiais das universidades. Resultados: Em abril de 2023, existiam 37 cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil, sendo 17 deles, ofertados por universidades públicas. Ao analisar os projetos de curso, observou-se que ensino da Bioética ocorre de forma transversal e em diferentes componentes curriculares, com predomínio de conteúdos teóricos. Conclusão: O ensino da Bioética nos cursos de Saúde Coletiva pode ser aprimorado, inclusive com metodologias que favoreçam a problematização de situações cotidianas enfrentadas por sanitaristas brasileiros. Ademais, é necessário que as ações de ensino explorem diferentes perspectivas e princípios bioéticos, estimulando uma reflexão crítica, reflexiva e plural, sobre os desafios existentes.Downloads
Publicado
2023-09-25
Como Citar
da Silva, A. V., Botelho da Costa, J. ., & Vidigal Soeiro, A. C. . (2023). O ensino da Bioética nos cursos de Saúde Coletiva de universidades públicas brasileiras: The teaching of Bioethics in Collective Health courses at Brazilian public universities. aúde m edes, 9(3), 4190. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4190
Edição
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Artigos Originais
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