“PET-Saúde” Interprofissionalidade: reflexões sobre uma estratégia interinstitucional para reorientação da formação
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p275-287Palavras-chave:
Educação interprofissional, Instituições acadêmicas, Serviços de Integração docente-assistencial, Relações interprofissionaisResumo
Os movimentos para fortalecimento do Sistema Único de Saúde são marcados por políticas indutoras da reorientação da formação profissional. Dentre elas, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Interprofissionalidade objetiva promover a educação interprofissional mediante iniciativas que integrem os núcleos de saber das diferentes profissões, de forma colaborativa. Atentas ao chamado do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Município de Chapecó, Santa Catarina, em parceria com Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina, aprovam uma proposta para o edital. Nosso objetivo é descrever a estratégia de articulação e construção deste dispositivo de reorientação da formação, com participação das três Universidades. Apresentamos o relato do histórico, desde a iniciativa de articulação entre as instituições, entre julho/2018 e abril/2019, passando pelas primeiras atividades, mediante encontros para a construção coletiva da proposta, cujo desafio foi organizar agendas das diferentes instituições. Para resolver, são realizados encontros itinerantes entre a equipe de coordenadores, tutores e preceptores e, aos sábados, com o grande grupo. As ações visam avançar na adequação dos cursos às diretrizes curriculares, sublinhando o desenvolvimento de iniciativas de trabalho e educação interprofissional, além da promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco na qualificação da atenção e da gestão em saúde. Consideramos que a proposta se destaca pelo firmamento das parcerias interinstitucionais e o fomento de discussões críticas/reflexivas sobre o processo formativo em saúde, com potencial para transformação das práticas.Referências
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