“PET-Saúde” Interprofissionalidade: reflexões sobre uma estratégia interinstitucional para reorientação da formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p275-287

Palabras clave:

Educação interprofissional, Instituições acadêmicas, Serviços de Integração docente-assistencial, Relações interprofissionais

Resumen

Os movimentos para fortalecimento do Sistema Único de Saúde são marcados por políticas indutoras da reorientação da formação profissional. Dentre elas, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Interprofissionalidade objetiva promover a educação interprofissional mediante iniciativas que integrem os núcleos de saber das diferentes profissões, de forma colaborativa. Atentas ao chamado do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Município de Chapecó, Santa Catarina, em parceria com Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina, aprovam uma proposta para o edital. Nosso objetivo é descrever a estratégia de articulação e construção deste dispositivo de reorientação da formação, com participação das três Universidades. Apresentamos o relato do histórico, desde a iniciativa de articulação entre as instituições, entre julho/2018 e abril/2019, passando pelas primeiras atividades, mediante encontros para a construção coletiva da proposta, cujo desafio foi organizar agendas das diferentes instituições. Para resolver, são realizados encontros itinerantes entre a equipe de coordenadores, tutores e preceptores e, aos sábados, com o grande grupo. As ações visam avançar na adequação dos cursos às diretrizes curriculares, sublinhando o desenvolvimento de iniciativas de trabalho e educação interprofissional, além da promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco na qualificação da atenção e da gestão em saúde. Consideramos que a proposta se destaca pelo firmamento das parcerias interinstitucionais e o fomento de discussões críticas/reflexivas sobre o processo formativo em saúde, com potencial para transformação das práticas.

Biografía del autor/a

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente UDESC Oeste. 

Larissa Hermes Thomas Tombini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Docente UFFS/CampusChapecó. 

Graciela Soares Fonseca, Universidade Federal da Fronteira Sul

Cirurgiã-Dentista, Doutora em Ciências Odontológicas, Docente UFFS/CampusChapecó. 

Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Docente UFFS/CampusChapecó. 

Débora Tavares de Resende Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Docente UFFS/CampusChapecó. 

Gessiani Larentes, Secretaria de Saúde de Chapecó

Graduada na área da educação, Pós-graduada, Diretora de Atenção à Saúde SESAU Chapecó.

Francine Garghetti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicóloga e Psicopedagoga, Mestre em Psicologia, Docente UNOESC/Chapecó.

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Publicado

2020-09-23

Cómo citar

Vendruscolo, C., Tombini, L. H. T., Fonseca, G. S., Silva Filho, C. C. da, Silva, D. T. de R., Larentes, G., & Garghetti, F. (2020). “PET-Saúde” Interprofissionalidade: reflexões sobre uma estratégia interinstitucional para reorientação da formação. aúde m edes, 6(2), 275–287. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p275-287

Número

Sección

Relato de Experiência

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