Uso de Webrádio na construção de saberes e fazeres em Saúde Coletiva junto a jovens escolares como dispositivo de cuidado no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Aretha Feitosa Araújo Universidade Estadual do Ceará- UECE Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN
  • Raimundo Augusto Martins Torres Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • André Ribeiro de Castro Júnior Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Natália Bastos Ferreira Tavares Universidade Regional do Cariri- URCA
  • Sabrina Martins Alves Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p265-274

Resumo

Objetivo: descrever a experiência da parceria de duas instituições de ensino e a importância da relação extensão-escola-universidade com vistas a integralidade do cuidado em saúde coletiva no âmbito do Sistema Único de Saúde- SUS. Método: A experiência aconteceu por meio de um projeto de extensão com canal interativo intermediado pela Universidade Estadual do Ceará- UECE em parceria com uma Escola de Educação Profissional da Região do Cariri no ano de 2018, por meio do Projeto de Extensão/Pesquisa, intitulado: Em sintonia com a saúde – S@S, através da Web Rádio AJIR na UECE, realizado pelo Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde – LAPRACS. Resultados: Evidencia-se que trabalho dos profissionais de saúde e, em especial, da enfermagem, quando apoiado em dispositivos de tecnologia podem provocar forte transformação na prática social, sobretudo, na saúde coletiva. Deste modo, a ligação com esta temática ocorre a partir de uma experiência de promover através da extensão programas de educação em saúde por meio da web-rádio, com pautas da saúde com temas relevantes no Sistema Único de Saúde tais como: Dengue, Hanseníase, Hepatites Virais, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Tuberculose e Tabagismo, trazendo como protagonistas as juventudes estudantes de escolas públicas, além de comunidades, Organizações não Governamentais, associações e outras instituições. Conclusões: Percebemos com essa experiência através do tripé extensão-escola-universidade possibilita a melhor formação do profissional em Enfermagem e Saúde. Nesse sentido, a web rádio apresenta-se tecnologia do cuidado em saúde mostrando-se na enfermagem como um grande dispositivo para as práticas de cuidado em saúde coletiva no SUS através do dialogo com as juventudes.

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Publicado

2019-05-23

Como Citar

Araújo, A. F., Torres, R. A. M., de Abreu, L. D. P., Veras, K. da C. B. B., Silva, M. R. F. da, Castro Júnior, A. R. de, Tavares, N. B. F., & Alves, S. M. (2019). Uso de Webrádio na construção de saberes e fazeres em Saúde Coletiva junto a jovens escolares como dispositivo de cuidado no Sistema Único de Saúde. aúde m edes, 5(3), 265–274. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p265-274

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Relatos de Experiência