Uso de Webrádio na construção de saberes e fazeres em Saúde Coletiva junto a jovens escolares como dispositivo de cuidado no Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p265-274Resumo
Objetivo: descrever a experiência da parceria de duas instituições de ensino e a importância da relação extensão-escola-universidade com vistas a integralidade do cuidado em saúde coletiva no âmbito do Sistema Único de Saúde- SUS. Método: A experiência aconteceu por meio de um projeto de extensão com canal interativo intermediado pela Universidade Estadual do Ceará- UECE em parceria com uma Escola de Educação Profissional da Região do Cariri no ano de 2018, por meio do Projeto de Extensão/Pesquisa, intitulado: Em sintonia com a saúde – S@S, através da Web Rádio AJIR na UECE, realizado pelo Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde – LAPRACS. Resultados: Evidencia-se que trabalho dos profissionais de saúde e, em especial, da enfermagem, quando apoiado em dispositivos de tecnologia podem provocar forte transformação na prática social, sobretudo, na saúde coletiva. Deste modo, a ligação com esta temática ocorre a partir de uma experiência de promover através da extensão programas de educação em saúde por meio da web-rádio, com pautas da saúde com temas relevantes no Sistema Único de Saúde tais como: Dengue, Hanseníase, Hepatites Virais, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Tuberculose e Tabagismo, trazendo como protagonistas as juventudes estudantes de escolas públicas, além de comunidades, Organizações não Governamentais, associações e outras instituições. Conclusões: Percebemos com essa experiência através do tripé extensão-escola-universidade possibilita a melhor formação do profissional em Enfermagem e Saúde. Nesse sentido, a web rádio apresenta-se tecnologia do cuidado em saúde mostrando-se na enfermagem como um grande dispositivo para as práticas de cuidado em saúde coletiva no SUS através do dialogo com as juventudes.Referências
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