A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Sibele Pontes Rocha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Osmar Arruda da Ponte Neto Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia/Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Quiteria Larissa Teodoro Farias Universidade Federal do Ceará- UFC https://orcid.org/0000-0003-3877-7598
  • Gabriel Pereira Maciel
  • Ívina Alessa Bispo Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Joaquim Ismael Teixeira de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o processo de curricularização da extensão em um curso de graduação em enfermagem. Modela-se em um relato de experiência desenvolvido por meio da vivência dos autores no módulo curricular Práticas Interdisciplinares em Ensino Pesquisa e Extensão I, do 4º semestre do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, estruturando-se em dois eixos analíticos, a saber: “Organização didático-pedagógica do PIEPE I” e “O PIEPE I e sua contribuição social e para a formação em enfermagem”.  O módulo perfaz uma carga-horária de 80h, onde, 12h são destinadas às atividades teóricas, que integram ensino e pesquisa e 68h destinadas às atividades de extensão, que se desenvolve de forma integrada ao currículo, proporcionando ao acadêmico vivências no âmbito da saúde do adolescente em território vivo e o desenvolvimento de habilidades e competências que ultrapassam o saber técnico. Além de agregar conhecimento para o autocuidado em saúde, os adolescentes passam a ter novas perspectivas se reconhecendo como agentes importantes na sociedade. Compreende-se que apesar dos desafios para a implementação da curricularização da extensão, o curso de Enfermagem da UVA tem buscado avançar nesse sentido, favorecendo a melhoria do ensino e o desenvolvimento do papel social da universidade.

Biografia do Autor

Sibele Pontes Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Osmar Arruda da Ponte Neto, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia/Universidade Estadual Vale do Acaraú

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/ Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Quiteria Larissa Teodoro Farias, Universidade Federal do Ceará- UFC

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Gabriel Pereira Maciel

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Ívina Alessa Bispo Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Joaquim Ismael Teixeira de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2019-05-23

Como Citar

Rocha, S. P., Ponte Neto, O. A. da, Farias, Q. L. T., Maciel, G. P., Silva, Ívina A. B., Sousa, J. I. T. de, Cavalcante, A. S. P., & Vasconcelos, M. I. O. (2019). A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE ENFERMAGEM. aúde m edes, 5(3), 275–283. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Relatos de Experiência

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