A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283Abstract
Este estudo tem como objetivo descrever o processo de curricularização da extensão em um curso de graduação em enfermagem. Modela-se em um relato de experiência desenvolvido por meio da vivência dos autores no módulo curricular Práticas Interdisciplinares em Ensino Pesquisa e Extensão I, do 4º semestre do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, estruturando-se em dois eixos analíticos, a saber: “Organização didático-pedagógica do PIEPE I” e “O PIEPE I e sua contribuição social e para a formação em enfermagem”. O módulo perfaz uma carga-horária de 80h, onde, 12h são destinadas às atividades teóricas, que integram ensino e pesquisa e 68h destinadas às atividades de extensão, que se desenvolve de forma integrada ao currículo, proporcionando ao acadêmico vivências no âmbito da saúde do adolescente em território vivo e o desenvolvimento de habilidades e competências que ultrapassam o saber técnico. Além de agregar conhecimento para o autocuidado em saúde, os adolescentes passam a ter novas perspectivas se reconhecendo como agentes importantes na sociedade. Compreende-se que apesar dos desafios para a implementação da curricularização da extensão, o curso de Enfermagem da UVA tem buscado avançar nesse sentido, favorecendo a melhoria do ensino e o desenvolvimento do papel social da universidade.References
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