Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70

Palavras-chave:

Tutoria, Educação a Distância, Educação de Graduação em Odontologia, Pandemia

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção de tutores, monitores e estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem no modelo remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19.Metodologia: A partir de um relato de experiência, tutores, monitores e estudantes de uma disciplina de Odontologia foram convidados a responder um questionário on-line, sobre a cadeira, com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise quantitativa frequencial e estatística com teste qui-quadrado para avaliar a satisfação e o perfil sociodemografico dos participantes, bem como análise qualitativa para conhecer a experiência docente e discente através da análise de conteúdo.Resultados: Os questionários foram respondidos por 75,6% (31) dos tutores e monitores e por 63,8% (81) dos discentes. As principais categorias foram: "influência da experiência em aspectos pessoais”, destacando-se o aprendizado mútuo, saúde mental e sobrecarga docente e a categoria “especificidades pedagógicas no processo de ensino emergencial” ressaltando as tecnologias de comunicação e informação, o modelo remoto emergencial, a estratégia de pequenos grupos tutoriais, dificuldades do processo pedagógico, avaliação e perfil docente.Conclusão: O modelo remoto ofertado possibilitou novas experiências pedagógicas, empoderou tutores, monitores e estudantes no processo de aprendizagem, permitindo boa integração social em pequenos grupos. Portanto, a experiência se mostrou como alternativa pedagógica para o ensino superior.

Biografia do Autor

Afonso Luís Puig Pereira, Hospital Israelita Albert Einstein

Cirurgião-dentista e coordenador dos cursos de atualização e pós-graduação em Odontologia na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP)Dental surgeon and coordinator of update and postgraduate courses in Dentistry at Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Specialist in Public Health and Master of Science from the University of São Paulo (USP)

Celso Zilbovicius, Universidade de São Paulo

Cirurgião dentista com especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas com concentração em odontologia social pela Faculdade de Odontologia da USP . Professor do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, onde ministra as disciplinas de Ciências Sociais em Saúde, Saúde Coletiva em Odontologia e Metodologia de Ensino para o Programa de mestrado profissional interunidades em formação interdisciplinar em saúde, do qual é atual vice coordenador.Dental surgeon with specialization in Dentistry in Public Health from the School of Public Health at Sao Paulo State University (USP), master and doctorate in Dental Sciences with a concentration in social dentistry from the Faculty of Dentistry of USP. Professor at the Department of Social Dentistry at USP's School of Dentistry, where he teaches the disciplines of Social Sciences in Health, Community Dentistry and Public Health and Teaching Methodology for the inter-professional professional master's program in interdisciplinary training in health, of which he is currently deputy coordinator.

Leonardo Carnut, UNIFESP

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS). Tem pós-doutorado em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Universidade de São Paulo (USP); Adjunct Professor at the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and is deputy coordinator of the Postgraduate Program in Health Sciences Teaching (PPGECS). He has a post-doctorate in Public Health (Social and Human Sciences in Health) from the University of São Paulo (USP).

Antonio Carlos Souza Neto, USP

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (FO-UFAL), especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFAL (FAMED/UFAL), em Gestão da Clínica no SUS pela Hospital Sírio Libanês (HSL) e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atua como Cirurgião dentista em Unidade Básica de Saúde no município de Francisco Morato/SP.Graduated in Dentistry from the Federal University of Alagoas (UFAL), specialized in Public Health by Medical College of the Federal University of Alagoas (FAMED/UFAL), SUS Clinics Management by the Syrian Lebanese Hospital (HSL), and master's degree in Public Health by the Public Health College of the University of Sao Paulo (FSP/USP). Works as a Dental Surgeon in a Basic Health Unit in the city of Francisco Morato - São Paulo.

Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, USP

Cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP), especialista em Saúde da Família e Comunidade pela UFSCar, Mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar, Doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública - USP.Dental surgeon at the Faculty of Dentistry of Araraquara (UNESP), Specialist in Family and Community Health from UFSCar, Master in Clinical Management from UFSCar, PhD student at the Faculty of Public Health - USP

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Pereira, A. L. P., Zilbovicius, C., Crosato, E. M., Carnut, L., Souza Neto, A. C., Teixeira Vilhena Lopes, T., & Rennó Junqueira, S. (2021). Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19. aúde m edes, 7(1Sup), 55–70. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70