Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70Palavras-chave:
Tutoria, Educação a Distância, Educação de Graduação em Odontologia, PandemiaResumo
Objetivo: Conhecer a percepção de tutores, monitores e estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem no modelo remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19.Metodologia: A partir de um relato de experiência, tutores, monitores e estudantes de uma disciplina de Odontologia foram convidados a responder um questionário on-line, sobre a cadeira, com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise quantitativa frequencial e estatística com teste qui-quadrado para avaliar a satisfação e o perfil sociodemografico dos participantes, bem como análise qualitativa para conhecer a experiência docente e discente através da análise de conteúdo.Resultados: Os questionários foram respondidos por 75,6% (31) dos tutores e monitores e por 63,8% (81) dos discentes. As principais categorias foram: "influência da experiência em aspectos pessoais”, destacando-se o aprendizado mútuo, saúde mental e sobrecarga docente e a categoria “especificidades pedagógicas no processo de ensino emergencial” ressaltando as tecnologias de comunicação e informação, o modelo remoto emergencial, a estratégia de pequenos grupos tutoriais, dificuldades do processo pedagógico, avaliação e perfil docente.Conclusão: O modelo remoto ofertado possibilitou novas experiências pedagógicas, empoderou tutores, monitores e estudantes no processo de aprendizagem, permitindo boa integração social em pequenos grupos. Portanto, a experiência se mostrou como alternativa pedagógica para o ensino superior.Referências
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