Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70

Keywords:

Tutoria, Educação a Distância, Educação de Graduação em Odontologia, Pandemia

Abstract

Objetivo: Conhecer a percepção de tutores, monitores e estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem no modelo remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19.Metodologia: A partir de um relato de experiência, tutores, monitores e estudantes de uma disciplina de Odontologia foram convidados a responder um questionário on-line, sobre a cadeira, com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise quantitativa frequencial e estatística com teste qui-quadrado para avaliar a satisfação e o perfil sociodemografico dos participantes, bem como análise qualitativa para conhecer a experiência docente e discente através da análise de conteúdo.Resultados: Os questionários foram respondidos por 75,6% (31) dos tutores e monitores e por 63,8% (81) dos discentes. As principais categorias foram: "influência da experiência em aspectos pessoais”, destacando-se o aprendizado mútuo, saúde mental e sobrecarga docente e a categoria “especificidades pedagógicas no processo de ensino emergencial” ressaltando as tecnologias de comunicação e informação, o modelo remoto emergencial, a estratégia de pequenos grupos tutoriais, dificuldades do processo pedagógico, avaliação e perfil docente.Conclusão: O modelo remoto ofertado possibilitou novas experiências pedagógicas, empoderou tutores, monitores e estudantes no processo de aprendizagem, permitindo boa integração social em pequenos grupos. Portanto, a experiência se mostrou como alternativa pedagógica para o ensino superior.

Author Biographies

Afonso Luís Puig Pereira, Hospital Israelita Albert Einstein

Cirurgião-dentista e coordenador dos cursos de atualização e pós-graduação em Odontologia na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP)Dental surgeon and coordinator of update and postgraduate courses in Dentistry at Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Specialist in Public Health and Master of Science from the University of São Paulo (USP)

Celso Zilbovicius, Universidade de São Paulo

Cirurgião dentista com especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas com concentração em odontologia social pela Faculdade de Odontologia da USP . Professor do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, onde ministra as disciplinas de Ciências Sociais em Saúde, Saúde Coletiva em Odontologia e Metodologia de Ensino para o Programa de mestrado profissional interunidades em formação interdisciplinar em saúde, do qual é atual vice coordenador.Dental surgeon with specialization in Dentistry in Public Health from the School of Public Health at Sao Paulo State University (USP), master and doctorate in Dental Sciences with a concentration in social dentistry from the Faculty of Dentistry of USP. Professor at the Department of Social Dentistry at USP's School of Dentistry, where he teaches the disciplines of Social Sciences in Health, Community Dentistry and Public Health and Teaching Methodology for the inter-professional professional master's program in interdisciplinary training in health, of which he is currently deputy coordinator.

Leonardo Carnut, UNIFESP

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS). Tem pós-doutorado em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Universidade de São Paulo (USP); Adjunct Professor at the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and is deputy coordinator of the Postgraduate Program in Health Sciences Teaching (PPGECS). He has a post-doctorate in Public Health (Social and Human Sciences in Health) from the University of São Paulo (USP).

Antonio Carlos Souza Neto, USP

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (FO-UFAL), especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFAL (FAMED/UFAL), em Gestão da Clínica no SUS pela Hospital Sírio Libanês (HSL) e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atua como Cirurgião dentista em Unidade Básica de Saúde no município de Francisco Morato/SP.Graduated in Dentistry from the Federal University of Alagoas (UFAL), specialized in Public Health by Medical College of the Federal University of Alagoas (FAMED/UFAL), SUS Clinics Management by the Syrian Lebanese Hospital (HSL), and master's degree in Public Health by the Public Health College of the University of Sao Paulo (FSP/USP). Works as a Dental Surgeon in a Basic Health Unit in the city of Francisco Morato - São Paulo.

Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, USP

Cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP), especialista em Saúde da Família e Comunidade pela UFSCar, Mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar, Doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública - USP.Dental surgeon at the Faculty of Dentistry of Araraquara (UNESP), Specialist in Family and Community Health from UFSCar, Master in Clinical Management from UFSCar, PhD student at the Faculty of Public Health - USP

References

OMS. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020 [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020

JORNAL DA USP. Cruesp divulga comunicado sobre suspensão das aulas a partir de 17/03. Jornal da USP, 2020. Available from: https://jornal.usp.br/institucional/cruesp-divulga-comunicado-sobre-suspensao-das-aulas-nas-universidades-a-partir-de-17-03/

São Paulo. Decreto no 64.862, de 13 de março de 2020 - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64862-13.03.2020.html

Brasil. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 - DOU - Imprensa Nacional [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

Ferreira AM dos S, Principe F, Pereira H, Oliveira I, Mota L. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Rev Investig Inovação em Saúde. 2020;3(1):7–16.

UNESCO. Adverse consequences of school closures [Internet]. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences>. Acesso em: 12/11/2020.

Bennardo F, Buffone C, Fortunato L, Giudice A. COVID-19 is a challenge for dental education—A commentary. Vol. 24, European Journal of Dental Education. Blackwell Publishing Ltd; 2020. p. 822–4.

Bredarioli CMM. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Intercom - Rev Bras Ciências da Comun. 2020;31(2):1–15.

Quinn B, Field J, Gorter R, Akota I, Manzanares MC, Paganelli C, et al. COVID-19: The immediate response of european academic dental institutions and future implications for dental education. Vol. 24, European Journal of Dental Education. Blackwell Publishing Ltd; 2020. p. 811–4.

Santos VB et al. GANHOS E PERDAS NO APRENDIZADO PELA SUSPENSÃO DAS AULAS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 | dos Santos | Diálogos em Saúde. Rev Diálogos em Saúde [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12];3(1). Available from: https:periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/274

Rocha SR et al. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina [Internet]. 2020;48(8):475–9. Available from: https://search.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-807814

Botti SH de O, Rego S. Papel de preceptor, supervisor, tutor e mentor. Rev Bras Educ Med. 2008;32(3):363–73.

Burgos CDN, Baricati CC de A, Martins JT, Scholze AR, Galdino MJQ, Karino ME. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Rev Enferm da UFSM. 2019;9(37):1–14.

Damiani MF et al. Pesquisas Do Tipo Intervencao Pedagogica. Cad Educ Fac Educ -UFPel [Internet]. 2013;45(0):57–67. Available from: https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I45.3822

Robson, Colin. (1993). Real World Research. Oxford: Blackwell, 1995. 510p.

Bauer M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. Pesqui Qual com texto, imagem e som um Man prático [Internet]. 2002;189–217. Available from: https://pt.scribd.com/document/356552168/Bauer-Analise-de-Conteudo-Classica-Uma-Revisao

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2016.

Cerqueira BRS de. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Olhar Profr. 2020;23:1-5.

Briceño-León R. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria. Cad Saude Publica. 1996;12(1):7–30.

Canesqui AM. Sobre a presença das ciências sociais e humanas na saúde pública. Saude e Soc. 2011;20(1):16–21.

Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Prax Educ. 2020;15(September 2020):1–24. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>

Borba RC do N, Teixeira PP, Fernandes K de OB, Bertagna M, Valença CR, Souza LHP de. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Rev Ensino Biol da SBEnBio. 2020;13:153–71.

Formiga IM de O. A EXCLUSÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA. UniCEUB [Internet]. 2020;2(2). Available from: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14315/1/%C3%8Dris%20Maria%20De%20Oliveira%20Formiga.pdf. Acesso em: 14/12/2020.

Carvalho CP; Pinheiro MRM. De igual para igual: a Educação pelos Pares como estratégia educativa, transformadora e emancipatória. Cad Unifoa. 2018;38:81–90.

Oliveira S da S, Silva OSF, Silva MJ de O. Educar Na Incerteza E Na Urgência: Implicações Do Ensino Remoto Ao Fazer Docente E a Reinvenção Da Sala De Aula. Interfaces Científicas - Educ. 2020;10(1):25–40.

De Lourdes Gottardi M. A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Rev Bras Aprendiz Aberta e a Distância. 2015;14

Published

2021-12-27

How to Cite

Pereira, A. L. P., Zilbovicius, C., Crosato, E. M., Carnut, L., Souza Neto, A. C., Teixeira Vilhena Lopes, T., & Rennó Junqueira, S. (2021). Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19. aúde m edes, 7(1Sup), 55–70. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70

Most read articles by the same author(s)