Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp55-70Keywords:
Tutoria, Educação a Distância, Educação de Graduação em Odontologia, PandemiaAbstract
Objetivo: Conhecer a percepção de tutores, monitores e estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem no modelo remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19.Metodologia: A partir de um relato de experiência, tutores, monitores e estudantes de uma disciplina de Odontologia foram convidados a responder um questionário on-line, sobre a cadeira, com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise quantitativa frequencial e estatística com teste qui-quadrado para avaliar a satisfação e o perfil sociodemografico dos participantes, bem como análise qualitativa para conhecer a experiência docente e discente através da análise de conteúdo.Resultados: Os questionários foram respondidos por 75,6% (31) dos tutores e monitores e por 63,8% (81) dos discentes. As principais categorias foram: "influência da experiência em aspectos pessoais”, destacando-se o aprendizado mútuo, saúde mental e sobrecarga docente e a categoria “especificidades pedagógicas no processo de ensino emergencial” ressaltando as tecnologias de comunicação e informação, o modelo remoto emergencial, a estratégia de pequenos grupos tutoriais, dificuldades do processo pedagógico, avaliação e perfil docente.Conclusão: O modelo remoto ofertado possibilitou novas experiências pedagógicas, empoderou tutores, monitores e estudantes no processo de aprendizagem, permitindo boa integração social em pequenos grupos. Portanto, a experiência se mostrou como alternativa pedagógica para o ensino superior.References
OMS. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020 [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
JORNAL DA USP. Cruesp divulga comunicado sobre suspensão das aulas a partir de 17/03. Jornal da USP, 2020. Available from: https://jornal.usp.br/institucional/cruesp-divulga-comunicado-sobre-suspensao-das-aulas-nas-universidades-a-partir-de-17-03/
São Paulo. Decreto no 64.862, de 13 de março de 2020 - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64862-13.03.2020.html
Brasil. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 - DOU - Imprensa Nacional [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12]. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Ferreira AM dos S, Principe F, Pereira H, Oliveira I, Mota L. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Rev Investig Inovação em Saúde. 2020;3(1):7–16.
UNESCO. Adverse consequences of school closures [Internet]. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences>. Acesso em: 12/11/2020.
Bennardo F, Buffone C, Fortunato L, Giudice A. COVID-19 is a challenge for dental education—A commentary. Vol. 24, European Journal of Dental Education. Blackwell Publishing Ltd; 2020. p. 822–4.
Bredarioli CMM. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Intercom - Rev Bras Ciências da Comun. 2020;31(2):1–15.
Quinn B, Field J, Gorter R, Akota I, Manzanares MC, Paganelli C, et al. COVID-19: The immediate response of european academic dental institutions and future implications for dental education. Vol. 24, European Journal of Dental Education. Blackwell Publishing Ltd; 2020. p. 811–4.
Santos VB et al. GANHOS E PERDAS NO APRENDIZADO PELA SUSPENSÃO DAS AULAS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 | dos Santos | Diálogos em Saúde. Rev Diálogos em Saúde [Internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12];3(1). Available from: https:periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/274
Rocha SR et al. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina [Internet]. 2020;48(8):475–9. Available from: https://search.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-807814
Botti SH de O, Rego S. Papel de preceptor, supervisor, tutor e mentor. Rev Bras Educ Med. 2008;32(3):363–73.
Burgos CDN, Baricati CC de A, Martins JT, Scholze AR, Galdino MJQ, Karino ME. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Rev Enferm da UFSM. 2019;9(37):1–14.
Damiani MF et al. Pesquisas Do Tipo Intervencao Pedagogica. Cad Educ Fac Educ -UFPel [Internet]. 2013;45(0):57–67. Available from: https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I45.3822
Robson, Colin. (1993). Real World Research. Oxford: Blackwell, 1995. 510p.
Bauer M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. Pesqui Qual com texto, imagem e som um Man prático [Internet]. 2002;189–217. Available from: https://pt.scribd.com/document/356552168/Bauer-Analise-de-Conteudo-Classica-Uma-Revisao
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2016.
Cerqueira BRS de. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Olhar Profr. 2020;23:1-5.
Briceño-León R. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria. Cad Saude Publica. 1996;12(1):7–30.
Canesqui AM. Sobre a presença das ciências sociais e humanas na saúde pública. Saude e Soc. 2011;20(1):16–21.
Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Prax Educ. 2020;15(September 2020):1–24. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>
Borba RC do N, Teixeira PP, Fernandes K de OB, Bertagna M, Valença CR, Souza LHP de. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Rev Ensino Biol da SBEnBio. 2020;13:153–71.
Formiga IM de O. A EXCLUSÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA. UniCEUB [Internet]. 2020;2(2). Available from: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14315/1/%C3%8Dris%20Maria%20De%20Oliveira%20Formiga.pdf. Acesso em: 14/12/2020.
Carvalho CP; Pinheiro MRM. De igual para igual: a Educação pelos Pares como estratégia educativa, transformadora e emancipatória. Cad Unifoa. 2018;38:81–90.
Oliveira S da S, Silva OSF, Silva MJ de O. Educar Na Incerteza E Na Urgência: Implicações Do Ensino Remoto Ao Fazer Docente E a Reinvenção Da Sala De Aula. Interfaces Científicas - Educ. 2020;10(1):25–40.
De Lourdes Gottardi M. A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Rev Bras Aprendiz Aberta e a Distância. 2015;14
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).