Transtornos alimentares e sua ocorrência em idosos: os impactos destes distúrbios na terceira idade

Eating disorders and their occurrence in the elderly: the impacts of these disorders in old age

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.3775

Resumo

Objetivo: Descrever a relação entre os principais transtornos alimentares e sua ocorrência em idosos, mostrando os impactos que estes distúrbios podem ocasionar na terceira idade, bem como relatar os principais desafios e dificuldades quanto ao diagnóstico e tratamento na prática clínica. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada durante julho de 2020 a setembro de 2023, utilizando-se bases de dados científicas tais como: Pubmed, Scopus, Web of Science, Scielo e Lilacs. Resultados: Foi possível constatar que os estudos envolvendo os transtornos alimentares em idosos ainda são mínimos, merecendo uma maior atenção a anemia, a bulimia e o transtorno de compulsão alimentar. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de maiores estudos envolvendo a ocorrência de transtornos alimentares no público idoso. Devido à escassez de pesquisas nessa área, tem se tornado difícil oferecer abordagens eficazes de tratamento para o desenvolvimento e diagnóstico de transtornos alimentares nesse ciclo da vida.   Palavras-chave: Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos; Anorexia; Bulimia; Transtorno da Compulsão Alimentar; Idoso.

Biografia do Autor

Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERNv), Mossoró, RN, Brasil.

Deborah Leite de Abreu Souza

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGPUFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Francisca Patrícia Barreto De Carvalho

Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-16

Como Citar

Bezerra, R. K. C., de Abreu Souza, D. L. ., & De Carvalho, F. P. B. (2024). Transtornos alimentares e sua ocorrência em idosos: os impactos destes distúrbios na terceira idade: Eating disorders and their occurrence in the elderly: the impacts of these disorders in old age. aúde m edes, 10(1), 3775. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.3775

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)