Escrever em Saúde Mental Coletiva: A Pedagogia no Rastro de Eurídice

Autores

  • Gisele Vicente Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Bedin Bedin da Costa Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Alexandre Sobral Loureiro Amorim Médico sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Educação pela UFRGS, é atualmente Tutor do Programa Mais Médicos para o Brasil pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Atuou como como preceptor (na área de gestão em saúde/educação em saúde) das residências multiprofissionais da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EducaSaúde/UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p21-29

Palavras-chave:

Pedagogia, Saúde Mental, Residência, Equipe Multiprofissional, Narrativas.

Resumo

Tarefa para um ensaio: lançar um “olhar de Orfeu” para escritas de trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de um período de sete anos (2008 – 2015). Remetendo à pesquisa de mestrado “Escrever em Saúde Mental Coletiva: a pedagogia em jogos de luz e sombra” (SILVA, 2017), que contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão de residência, ensaia-se este olhar: as narrativas destes profissionais vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar e sua escrita. Os trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando (e ao mesmo tempo obscurecendo) rastros peculiares nos territórios pedagógicos da saúde mental coletiva.

Referências

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Vicente, G., Costa, L. B. B. da, & Amorim, A. S. L. (2020). Escrever em Saúde Mental Coletiva: A Pedagogia no Rastro de Eurídice. aúde m edes, 5(3), 21–29. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p21-29

Edição

Seção

Artigos Originais