Diagnóstico da denominação dos espaços de organização administrativos e acadêmicos dos cursos médicos no campo da Saúde Coletiva: um estudo ecológico

Diagnosis of the denomination of administrative and academic organizational spaces of medical courses in the field of Public Health: an ecological study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4127

Resumo

Introdução: Pelo impacto na formação médica, os processos de ‘estruturar’ e ‘nomear’ formatos de organização demandam contínuo aprimoramento frente às mudanças da sociedade e sua expressão na produção de conhecimento na saúde coletiva, algo nem sempre percebido na realidade. Por este motivo, o objetivo deste trabalho consiste em diagnosticar a filiação dos cursos médicos brasileiros aos paradigmas do histórico campo da saúde coletiva. Metodologia: Neste estudo de caso transversal foi realizado um levantamento das instituições com cursos médicos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação, identificação das estruturas administrativas ou acadêmicas correspondentes à Saúde Coletiva, seus programas de pós-graduação relativos a este campo (quando existentes) e organização de tais dados por macrorregião, unidade federativa, organização administrativa e índice do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Discussão dos Resultados: Foi possível observar um discreto predomínio do grupo que adere ao paradigma da saúde coletiva (37,89 %), o que na análise por macrorregiões é válido apenas para Sudeste (51,11%) e Centro-Oeste (66,67%). Em 75% das instituições privadas não foi possível identificar a estrutura organizacional. Não foi estabelecida correlação entre categoria administrativa, índice do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e a capacidade da instituição em aderir ao ‘novo’. Considerações Finais: Apesar de grande parte das instituições não atribuírem a devida relevância à sua estrutura de organização e da dificuldade em reconhecer algumas inter-relações, levantam-se importantes indagações acerca da temática, passíveis de resposta em estudos posteriores.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

da Silva Barros, C., Cristina Oliveira de Melo, B., Ramos de Carvalho, D., & José de Lima Martelli, P. (2023). Diagnóstico da denominação dos espaços de organização administrativos e acadêmicos dos cursos médicos no campo da Saúde Coletiva: um estudo ecológico: Diagnosis of the denomination of administrative and academic organizational spaces of medical courses in the field of Public Health: an ecological study. aúde m edes, 9(3), 4127. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4127

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