Entre a saúde, as ciências sociais e a arte: diálogos na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp203-210Resumo
Este relato discute a experiência do Grupo de Estudos Diálogos na Pandemia, enfocando as reflexões produzidas sobre saúde, ciências sociais, arte e cultura. Duas questões interrelacionadas orientaram o trabalho do grupo: 1) as possíveis contribuições da universidade para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao coronavírus; 2) a construção de conhecimentos e processos de aprendizagem contextualizados pela pandemia. O grupo é formado por docentes e discentes da UFRGS, mas agrega acadêmicos de outras universidades, trabalhadores da saúde e ativistas de movimentos sociais em suas ações. A horizontalidade dos processos de organização do grupo foi um elemento fundamental para o êxito e continuidade das atividades, pois implicou os participantes e incluiu os temas mais urgentes e presentes na sociedade e no cotidiano acadêmico, e que ganharam intensidade no contexto da pandemia.Referências
Machado FV, Ferla AA, Santos BS, Possa LB, Pedroso VD, Carneiro IO. Avaliando o uso de metodologias ativas na formação em saúde: História das Instituições e Políticas Públicas de Saúde. Saúde em redes. 2019. 5(3): 93-107.
Berbel N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. jan./jun. 2011;32(1):25-40.
Biscarde D, Pereira-Santos M, Silva L. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e extensão centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu). 2014 [acesso em 16 set 2019];18(48):177-86. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100177&lng=pt&nrm=iso
Santos, BS. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez Editora; 2004.
Buchweitz B. Aprendizagem significativa: idéias de estudantes concluintes de curso superior. Investigações em Ensino de Ciências. 2001;6(2):133-41.
Carril MGP, Natário EG, Zoccal SI. 2017. Considerações Sobre Aprendizagem Significativa a partir da visão de Freire e Ausubel - Uma Reflexão Teórica. e-Mosaicos 6, 13: 68–78. https://doi.org/10.12957/emosaicos.2017.30818
Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface Comunic Saúde Educ. [acesso em 25 set 2019] 2005;9(16):161-177. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf
Cyrino LG, Pinto HA, Oliveira FP, Figueiredo AM, Domingues SM, Parreira CMSF. Há pesquisa sobre ensino na saúde no Brasil? ABCS Health Sci. 2015 [acesso em 25 set 2019];40(3):146-55. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/2318-4965/2016/v40n3/a5338.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).