COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÕES SOBRE SAÚDE: O OLHAR DOS USUÁRIOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Carolina Lopes de Lima Reigada Médica de Família e Comunidade, preceptora da residência médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Valéria Ferreira Romano Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n2p13-19

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Comunicação, Saúde, Trabalho

Resumo

A comunicação, em sua essência polissêmica, aciona sentidos diversos para usuários e profissionais de saúde, especialmente nas concepções que envolvem saúde, cuidado e processo de trabalho. O objetivo deste artigo é o de analisar a percepção de usuários de uma favela do município do Rio de Janeiro sobre o conceito de saúde e processo de trabalho ofertado pela equipe da Estratégia Saúde da Família localizada na mesma. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem sócioantropológica que utilizou entrevistas semiestruturadas com os usuários adscritos. Percebeuse que a disparidade entre as concepções abordadas movimentaram implicações diretas no processo de trabalho da equipe, gerando entre a população e os profissionais de saúde menos potência e mais desencontro.

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Publicado

2015-10-24

Como Citar

Lima Reigada, C. L. de, & Romano, V. F. (2015). COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÕES SOBRE SAÚDE: O OLHAR DOS USUÁRIOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. aúde m edes, 1(2), 13–19. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n2p13-19

Edição

Seção

Artigos Originais