A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DEPENDENTE NOS CAPSAD: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS DE CUIDADO DOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p273-283Palavras-chave:
Esquizoanálise, Coletivo, CAPS ad, Dependência Química.Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender quais processos de subjetivação se produzem com a utilização das técnicas para o tratamento da pessoa usuária de álcool e outras drogas nos CAPS ad, a fim de problematizá-los. Através da leitura esquizoanalítica da dependência química propomos enxergar o sujeito com potencialidades e não somente através da identidade dependente. A estratégia de pesquisa escolhida foi a cartografia, tendo em vista que ela permite acompanhar a composição/decomposição dos processos de subjetivação, as formas de captura e ruptura dos territórios existenciais.Referências
Brasil (2004). Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas. Brasília: Ministério da Saúde. 2004.
Pratta EMM et al. O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psicologia: Teoria e pesquisa, Brasília, v. 25, n. 2, p. 203-211, 2009.
Forteski R, Faria JG. Estratégias de Redução de Danos: um exercício de equidade e cidadania na atenção a usuários de drogas. Revista Saúde Pública Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
Silva FC. Redução de Danos: campo de possibilidade para práticas não proibicionista em saúde. In.: Santos LMB. (Org.). Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre: Ideograf. Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2010.
Guattari F, Rolnik S. Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.
Conselho Federal de Psicologia (2012). Drogas e Cidadania: em debate. Conselho Federal de Psicologia – Brasília: CFP, 2012.
Herzog A, Wendling MI. Percepções de psicólogos sobre os familiares durante o tratamento de dependentes químicos. Aletheia: Canoas, 2013.
Shimoguiri AFDT, Périco W. O Centro de Atenção Psicossocial como dispositivo social de produção de subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP, Assis, 2014.
Vasconcelos MFF, Morschel A. O apoio institucional e a produção de redes: do desassossego dos mapas vigentes na Saúde Coletiva. Revista Interfaces, Botucatu, 2009.
Foucault M. A história da sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
Dias RM. Do asilo ao CAPSad: lutas na saúde, biopoder e redução de danos. 2008. 158 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 2008.
Chevitarese L, Pedro RMR. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle. Estudos de Sociologia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, Recife, 2014.
Deleuze G. Controle e devir. ln: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
Lima EMFA, Yasui S. Territórios e sentidos: espaço, cultura, subjetividade e cuidado na atenção psicossocial. Saúde Debate: Rio de Janeiro, 2014.
Pélbart PP. Manicômio mental – A outra face da clausura. In: LANCETTI, A. (Ed.). Saúde Loucura 2: Saúde Mental e Saúde da Família. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
Corrêa SL.Esquizoanálise: clínica e subjetividade. Avesso do Avesso, Araçatuba, 2006.
Guimarães CF. O coletivo na saúde. Porto Alegre: Rede Unidas, 2016.
Deleuze G, Guattari F. Kafka – Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: IMAGO Editora LTDA, 1977.
Deleuze G, Guattari F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: 34. ed., 1992.
Rolnik S. Cartografia Sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade; 1989.
Filho KP, Teti MM. A cartografia como método para as Ciências Humanas e Sociais. Barbarói, Santa Cruz do Sul, 2013.
Costa LP. Fissurando políticas: uma cartografia dos afetos entre a Assistência Social e a Saúde na atenção ao uso prejudicial de drogas. 2013. 237 f. Dissertação Mestrado – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Psicologia, 2013.
Matines WRV, Machado A, Colvero LAA cartografia como inovação metodológica na pesquisa em saúde. Tempus Actas de Saúde Coletiva, São Paulo,2013.
Passos EH, Souza T P. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de “guerra às drogas”. Psicologia Social, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).