Saúde Sexual e Reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar
Sexual and Reproductive Health as a health promotion strategy in the school environment
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4065Resumen
A abordagem da educação em saúde é de suma importância para a qualidade e efetividade da atenção em saúde sexual e saúde reprodutiva, especialmente no ambiente escolar. Essas atividades necessitam ter como apoio noções de empatia e acolhimento, uma vez que compreendem os valores morais e culturais dos indivíduos, além dos conhecimentos objetivos que permeiam essas questões. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é verificar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) quanto à sexualidade e planejamento reprodutivo. Trata-se de um relato da experiência, com abordagem qualitativa dos dados. As estudantes de graduação em Enfermagem realizaram junto ao público de jovens e adultos com faixa etária entre 16 e 50 anos em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de Parnaíba-PI atividades de educação em saúde voltadas à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) no período de junho de 2022. Utilizou-se o diário de campo por meio da observação direta para o registro das informações e impressões sobre o território de atuação. Constatou-se a carência de educação sexual no ambiente escolar, devido ao desconhecimento das infecções sexuais, o uso errôneo de métodos contraceptivos na qual propicia o surgimento de inúmeras condições de saúde, como as IST’s e a gravidez na adolescência. As ações de educação em saúde realizadas pelas discentes de enfermagem contribuem para a formação dos estudantes de graduação pois proporcionam o contato com a comunidade e as suas necessidades. Auxiliam também na diminuição das IST’s, visto que a desinformação é um dos principais fatores para a sua disseminação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saúde em Redes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).