Saúde Sexual e Reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar

Sexual and Reproductive Health as a health promotion strategy in the school environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4065

Resumo

A abordagem da educação em saúde é de suma importância para a qualidade e efetividade da atenção em saúde sexual e saúde reprodutiva, especialmente no ambiente escolar. Essas atividades necessitam ter como apoio noções de empatia e acolhimento, uma vez que compreendem os valores morais e culturais dos indivíduos, além dos conhecimentos objetivos que permeiam essas questões. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é verificar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) quanto à sexualidade e planejamento reprodutivo. Trata-se de um relato da experiência, com abordagem qualitativa dos dados. As estudantes de graduação em Enfermagem realizaram junto ao público de jovens e adultos com faixa etária entre 16 e 50 anos em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de Parnaíba-PI atividades de educação em saúde voltadas à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) no período de junho de 2022. Utilizou-se o diário de campo por meio da observação direta para o registro das informações e impressões sobre o território de atuação. Constatou-se a carência de educação sexual no ambiente escolar, devido ao desconhecimento das infecções sexuais, o uso errôneo de métodos contraceptivos na qual propicia o surgimento de inúmeras condições de saúde, como as IST’s e a gravidez na adolescência. As ações de educação em saúde realizadas pelas discentes de enfermagem contribuem para a formação dos estudantes de graduação pois proporcionam o contato com a comunidade e as suas necessidades. Auxiliam também na diminuição das IST’s, visto que a desinformação é um dos principais fatores para a sua disseminação.

Biografia do Autor

Aline Miranda de Abreu, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

Antonia Vitória Elayne Carneiro Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

JOANA NÁGILA RIBEIRO FIGUEIRA, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

Joelson dos Santos Almeida, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Coletiva pela UECE. Mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA. Tem interesse na área de concentração: saúde das populações, vinculado à linha de epidemiologia clínica e promoção da saúde que investiga as condições agudas (doenças transmissíveis) e condições crônicas (doenças não transmissíveis). Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da Escola de Saúde Pública do Maranhão ESP/SES-MA.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

de Abreu, A. M. ., Araújo, A. V. E. C., FIGUEIRA, J. N. R. ., & Almeida, J. dos S. (2023). Saúde Sexual e Reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar: Sexual and Reproductive Health as a health promotion strategy in the school environment. aúde m edes, 9(2), 4065. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4065

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)