Educação para Vida Adulta: por um mundo interno mais perceptivo
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p459-467Keywords:
Vida adulta, Educação, Vida em sociedade.Abstract
Neste apontamento, tencionamos propor pensar sobre a possibilidade de vislumbrar um mundo interno mais perceptivo, mais leve, capaz de anular o peso corpóreo das limitações físicas que se ganha com o processo natural de envelhecimento. Com isso, acreditamos ser possível desenvolver um espaço aberto por uma espécie de racionalidade emancipatória, agregando uma tentativa de reflexão a partir de ideias fundamentais, sejam elas: concepção de vida adulta e a importância do descobrir-se pessoa através da literatura. A partir deste texto, convidamos o leitor a fazer um exercício de “desassossego” para pensar na sua itinerância em meio ao movimentado caminho do educar-se ao longo da vida.References
Mosquera e Stobãus. Humanismo e Criatividade em Educação para a Saúde. Artigo publicado em Educação PUCRS, ano XIV, n. 21, p. 17-40, 1991.
Calvino, Í. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia da Letras, 2002.
Mosquera. JJR. Vida Adulta: personalidade e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Sulina, 1987.
Santos, BS. Antunes, D . Vida adulta, processos motivacionais e diversidade. Artigo publicado na Revista Educação PUCRS, ano XXX, n.01, p.149-164.2007.
Huertas, JA. (2001). Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educar em Revista. Curitiba– PR2006. Disponível em: Acesso em 13 de ago. de 2019.
Timm, EZ, Mosquera, JJR and Stobãus, CD. O mal-estar na docência em tempos líquidos de modernidade. Rev. Mal-Estar Subj., Set 2010, vol.10, no.3, p.865-885. ISSN 1518-6148
Timm, EZ. (2006). O bem-estar na docência: Dimensionando o cuidado de si. Tese de doutorado não publicada, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).