Narrativas do enfrentamento a COVID-19: resultados de uma ação de extensão a acadêmicos de enfermagem no extremo Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp133-143Resumen
Este estudo buscou relatar as experiências obtidas por docentes integrantes de um projeto extensionista de enfrentamento a Covid-19 no extremo Norte do Brasil. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo reflexivo construído a partir da vivência de docentes do Curso de Enfermagem e de enfermeiros colaboradores da UFRR em um Projeto de Extensão. Os resultados advindos foram estruturados nos três eixos compuseram o projeto de extensão, Estratégia EAD; treinamento prático dos acadêmicos de enfermagem no enfrentamento a Covid-19; e o acadêmico no campo de atuação. No eixo EAD as experiências docentes expressaram insegurança na utilização da tecnologia digital; desafios em estimular a participação dos discentes nas atividades; responsabilidade em selecionar os materiais de base para a construção do referencial teórico; e maior autonomia por parte dos alunos. No eixo presencial a participação discente estimulou o desenvolvimento do raciocínio clínico e aprimoramento das técnicas ao aplicar os descritos na literatura e as explicações da docente, sem prejuízo os preceitos éticos e da biossegurança. E no eixo de avaliação do aluno em campo de estágio as experiências evidenciaram dificuldades no processo de articulação com o cenário das práticas; inobservâncias das diretrizes ministeriais; e o medo dos acadêmicos e de seus familiares pelo risco de adoecimento. Conclui-se que as atividades realizadas, além de proporcionar a aprendizado aos discentes, preconizou o fortalecimento da estruturação da rede ensino e serviço; colaborou para a formação de futuros profissionais de saúde e qualificação dos docentes em estratégias EAD.Citas
World Health Organization - WHO. Q&A on coronaviruses (COVID-19). Geneva: World Health Organization; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-acoronaviruses.
Almeida, IM Proteção da saúde dos trabalhadores da saúde em tempos de COVID-19 e respostas à pandemia. Rev Bras Saude Ocup 2020;45:e17. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v45/2317-6369-rbso-45-e17.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública. Especial: doença pelo coronavírus 2019. Bol Epidemiol [Internet]. 2020 abr; 7:1-28. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-BoletimEspecial-do-COE-Atualizacao-da-Avaliacao-de-Risco.pdf
Jackson Filho, JM. et al. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Rev. bras. saúde ocup., v.45, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572020000100100
Garcia, SD. Internato de enfermagem: conquistas e desafios na formação do enfermeiro. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 16 n. 1, p. 319-336, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-77462018000100319&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Carbogim, FC; Oliveira, LB; Mendonça, ET; Marque, DA; Friedrich, DBC.; Puschel, VAA. Ensino das habilidades do pensamento crítico por meio de problem based learning. Texto Contexto Enfermagem. v. 26, n. 4, p. 01-10, 2017.
Marques, LMNSR. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery. v. 22, n. 3, p. 01-06, 2018.
Campos, LRG; Ribeiro, MRR; Depes, VBS. Autonomia do graduando em enfermagem na (re)construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas. Rev. Bras. Enfermagem. v. 67, n. 5, p. 818-24, set-out. 2011.
Lemos, DM.; Pires, BHV; Melo, AMR; Siqueira, PEL; Hayd, RLN. A Relação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Formação Integrativa do Enfermeiro. ISSN 1809-4791. Revista Mens Agitat, vol. 14 (2019) 20-24.
COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Orientações sobre a colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Covid-19. 2020a, 18p.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA n.04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2).
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA N.07/2020. Orientações para a prevenção da transmissão de covid-19 dentro dos serviços de saúde 08.05.2020
Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova a norma regulamentadora nº 32 (Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília - DF: 2005.
Leandro, AIP; Branco, ES. Importância do treinamento e desenvolvimento nos serviços de saúde. RAHIS - Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde - jan./jun. 2011
Wang J, Zhou M, Liu F. Exploring the reasons for healthcare workers infected with novel coronavirus disease 2019 (COVID-19) in China. J Hosp Infect[Internet]. 2020 [cited 2020 mar 22]. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.03.002.
Brasil. Ministério Da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU). Protocolo de manejo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus. Brasília-DF, 2020
COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 639/2020. Dispõe sobre as competências do enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra hospitalar. Brasília-DF, 2020
de Oliveira, SS; Pastoal, EA; Afonso, DH. As Escolas Médicas e os desafios da formação médica diante da epidemia brasileira da Covid-19: das (in)certezas acadêmicas ao compromisso social. APS em Revista Vol. 2, n. 1, p.56-60| Janeiro/Abril–2020 19ISSN2596-3317 –DOI 10.14295/aps.v2i1.69Oliveira, S. S.; Postal, E. A.; Afonso, D. H.
Brasil. Secretaria De Gestão Do Trabalho E Da Educação Na Saúde. EDITAL Nº 4, DE 31 DE MARÇO DE 2020 Nº 63, quarta-feira, 1 de abril de 2020
Brasil. Medida Provisória Nº 934. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde. Diário Oficial da União: 01/04/2020. Edição: 63-A. Seção: 1 - Extra. p. 1, Brasília, DF, 1 de abril 2020.
Reis, CCo; Alequexandre GA. covid-19 e o calendário escolar brasileiro: medo e frustração. MPRA Paper No. 100800, posted 12 Jun 2020 12:50 UTC
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).