A interface ensino-serviço na formação farmacêutica: revisão integrativa

Autores/as

  • Lucas Balsanelli Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andréa Wander Bonamigo Doutora em Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p157-169

Palabras clave:

Educação em saúde, Educação em farmácia, Serviços de integração docente-assistencial, Sistema Único de Saúde

Resumen

OBJETIVOS: Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura sobre integração ensino-serviço de acadêmicos de farmácia com o Sistema Único de Saúde, que buscou analisar as diferentes contribuições da integração ensino-serviço para o processo de formação do futuro profissional farmacêutico. FONTE DE DADOS: Pesquisaram-se publicações posteriores a 2002, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como pergunta norteadora: “Quais as contribuições que as experiências vivenciadas no Sistema Único de Saúde trazem para o processo de formação de farmacêuticos?”. RESUMO DAS CONCLUSÕES: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão nas 1.189 publicações encontradas, a amostra final incluiu 12 estudos. Os resultados mostraram as contribuições da integração ensino-serviço para a formação dos farmacêuticos, a importância das políticas interministeriais e o papel do Sistema Único de Saúde como cenário de prática no processo de formação. Conclui-se que a integração dos alunos de farmácia com os serviços públicos de saúde contribui para a formação de um profissional apto a responder aos desafios contemporâneos da saúde e capaz de incorporar uma visão mais aprofundada dos problemas sociais do País.

Biografía del autor/a

Lucas Balsanelli Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Aluno de Mestrado no PPG Ensino na Saúde

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Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Balsanelli Souza, L., & Bonamigo, A. W. (2018). A interface ensino-serviço na formação farmacêutica: revisão integrativa. aúde m edes, 4(2), 157–169. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p157-169

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