Integração ensino-serviço em Psicologia e sua efetividade: uma revisão integrativa

Autores

  • Adriana Reis Do Nascimento Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p207-221

Palavras-chave:

Integração, Ensino-Serviço, Psicologia.

Resumo

Objetiva-se analisar a produção científica sobre a efetiva integração ensino-serviço em Psicologia e os fatores associados. Utilizamos os seguintes descritores "integração”, “ensino-serviço” e “psicologia", na Plataforma Capes, Scielo, BVS- Lilacs. A coleta dos dados ocorreu em outubro de 2016. Dos 72 artigos encontrados, foram selecionadas 20 produções que se aproximaram da proposta investigativa, acerca da interface ensino-serviço em psicologia e sua relação com as Políticas de Educação em Saúde. A análise dos artigos seguiu a categorização em três eixos temáticos sobre os quais as produções versam, que foram: "Práticas Colaborativas", "Mudanças no Currículo" e "Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde", indicando que estes seriam possíveis indicadores da qualidade na integração ensino-serviço. Os resultados também apontaram para uma aproximação entre técnicas, política e teoria, com uma maior ênfase para o trabalho multidisciplinar com ganho para o usuário através de uma construção coletiva e de modelos efetivos para o usuário.

Biografia do Autor

Adriana Reis Do Nascimento, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga Institucional na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2007, atuante na Medicina do Trabalho desenvolvendo programas de Qualidade Vida no Trabalho.Psicóloga Clínica.

Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDepartamento de Psicologia 

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDepartamento de Fonoaudiologia

Referências

Pitombeira DF, Xavier AS, Barroso REC, de Oliveira PRS. Psicologia e a formação para a saúde: experiências formativas e transformações curriculares em debate. Psicologia: Ciência e Profissão; 2016; v. 36, n. 2: p. 280-291.

Silva VO, Santana PMMA. Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2014; v. 19: p. 121-132.

Dimenstein, M. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de psicologia; 2000; v. 5, n. 1: p. 95-121.

Conselho Federal de Psicologia. Senhoras e senhores gestores da saúde, como a psicologia pode contribuir para o avanço do SUS; 2011.

Franco A, Mota E. Distribuição e atuação dos psicólogos na rede de unidades públicas de saúde no Brasil; Psicologia: ciência e profissão; 2003, v. 23, n. 3: p. 50-59.

Vieira LM, Sgavioli CDAP, Simionato EMRS, Inoue ESY, Heubel MTCD, Conti MHSD, et al. Formação profissional e integração com a rede básica de saúde. Trabalho, Educação e Saúde; 2016, v. 14, n. 1: p. 293-304.

DE Souza CTV, Da HORA DL. Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação; 2015, v. 11, n. 26.

Alverga AR, Dimenstein M. Psychiatric reform and the challenges posed by deinstitutionalization. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2006, v. 10, n. 20, p. 299-316.

Macedo JP, Dimeinstein M. Expansão e interiorização da Psicologia: reorganização dos saberes e poderes na atualidade. Psicologia: ciência e profissão; 2011, v. 31, n. 2, p. 296-313.

Ferreira JR, Haddad AE, Brenelli SL, Cury GC, Puccini RF, Martins MDA, et al. Pró-Saúde e PET-Saúde: experiências exitosas de integração ensino-serviço. Rev. bras. educ. méd.; 2012, v. 36, n. 1: p. 3-4.

Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP; 2014, v. 48, n. 2: p. 335-345.

Educação GA. Manual Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 2011, v. 70: p. 225.

Caregnato RCA, Mutti R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto enferm.; 2006, v. 15, n. 4: p. 679-84.

Gonçalves RDCR, Gonçalves LG, Covre L, Lazarini WS, Dalbello-Araujo M. Nós em rede: vivências da parceria ensino-serviço produzidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: 903-912.

Vasconcelos, ACF, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2016, v. 20: p. 147-158.

Conceição MR, Vicentin MCG, Leal BMML, Amaral MMD, Fischer AB, Kahhale EMP, Saes D. Interferências criativas na relação ensino-serviço: itinerários de um Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 845-855.

Saldanha OMDFL, Pereira ALB, Medeiros CRG, Dhein G, Koetz LCE, Schwertner SF, Ceccim RB. Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2014, v. 18: p. 1053-1062.

Batista SHSDS, Jansen B, Assis EQD, Senna MIB, Cury GC. Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 743-752.

Gusmão RC, Ceccim RB, Drachler ML. Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde: abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 695-707.

Andrade SRD, Vidor AC, Ribeiro JC, Ribeiro CEP. Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 913-922.

Kleba ME, Colliselli L, Dutra AT, Müller ES. Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 20: p. 217-226.

Biscarde DGS, Pereira-Santos M, Silva LB. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2014, v. 18: p. 177-186.

Lima PAB, Rozendo CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-Pet-Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 779-791.

Forte FDS, Morais HGDF, Rodrigues SAG, Santos JDS, Oliveira PFDA, Morais MDST, Carvalho MDFM. Educação interprofissional e o programa de educação pelo trabalho para a saúde/Rede Cegonha: potencializando mudanças na formação acadêmica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2016, v. 20, n. 58: 787-796.

Silva DLS, Knobloch F. A equipe enquanto lugar de formação: a educação permanente em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2016, v. 20, n. 57: p. 325-335.

Rosa RPFD, Andrade ALFD, Oliveira SPD, Silva AGLD, Ferreira AM, Inácio JDS, et al. Construindo saberes no trabalho em saúde mental: experiências de formação em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 931-940.

Siqueira-Batista R, Gomes AP, Albuquerque VS, Cavalcanti FDOL, Cotta RMM. Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à (s) lógica (s) do capitalismo tardio?. Ciência & Saúde Coletiva; 2013, v. 18, p: 159-170.

Camara AMCS, Grosseman S, Pinho DLM. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 817-829.

Domingos C.M, Nunes EDFPD, Carvalho BG. Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19: p. 1221-1232.

Pereira SCL, Reis VDOM, Lanza CRM, Aleixo LMS, Vasconcelos MMDA. PET-Health monitors perceptions regarding their education and interdisciplinary teamwork. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2015, v. 19, p. 869-878.

Fonsêca GS, Junqueira SR. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade de São Paulo (campus capital): o olhar dos tutores. Ciência & Saúde Coletiva; 2014, v. 19: p. 1151-1162.

Reibnitz KS, Daussy MFDS, Silva CAJD, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II. Rev. bras. educ. méd.; 2012, v. 36, n. 1: p. 68-75.

Rocha FAA, Barreto ICHC, Moreira AEMM. Interprofessional collaboration: a case study between managers, teachers and family health professionals. Interface-Comunicação, Saúde, Educação; 2016, v. 20, n. 57: p. 415-426.

VILLA, E. A.; ARANHA, A. V. S.; SILVA, L. L. T.; FLÔR, C. R. As relações de poder no trabalho da Estratégia Saúde da Família Power relations in the work of Family Health Strategy SAÚDE DEBATE | Rio de Janeiro, v. 39, n. 107, P. 1044-1052, OUT-DEZ 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Do Nascimento, A. R., Silveira, L. M. de O. B., & Bonamigo, A. W. (2020). Integração ensino-serviço em Psicologia e sua efetividade: uma revisão integrativa. aúde m edes, 6(2), 207–221. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p207-221

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)