Perfil antropométrico e recusa alimentar de crianças com transtorno do espectro autista em uso de risperidona de um movimento social

Anthropometric profile and food refusal of children with autism spectrum disorder using risperidone from a social movement

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4218

Resumo

Objetivos: Identificar a recusa alimentar e o perfil de peso em crianças com transtorno do espectro autista em uso de risperidona de um movimento social de Macae?. Métodos: Estudo exploratório, descritivo, quantitativo realizado no período entre novembro de 2021 e julho de 2022, com crianças (2 a 9 anos 11 meses e 29 dias) com transtorno do espectro autista e suas respectivas mães vinculadas ao movimento social. Resultados: Das 35 crianças com transtorno do espectro autista em uso de risperidona, 85,7% eram do sexo masculino, com me?dia±DP de idade (anos) de 5,9±1,6 e renda média familiar entre 1 e 2 salários-mínimos (42,8%). Dessas, 61,8% apresentavam excesso de peso (sobrepeso e obesidade) e 77,1% recusa alimentar. Segundo os grupos de alimentos, detectou-se um maior percentual de recusa para as frutas (34,6%), verduras (30,8%), legumes (26,9%) e leite e derivados (15,4%). Para às características físicas, as texturas em geral (42,3%), alimentos pastosos (64,3%), alimentos/preparac?o?es macias (38,5%), alimentos/preparac?o?es u?midas (30,7%) e cores especi?ficas (15,3%) seguido pelas cores verde (21,4%, n=3) e amarela (14,3%, n=2). Conclusões: A maioria das crianças em uso de risperidona apresentou excesso de peso e recusa alimentar para frutas, verduras, legumes, leite e derivados, texturas (pastosas e líquidas), alimentos macios, úmidos e cores específicas. As crianças de famílias de menor renda tiveram menos recusa para leite e derivados.

Biografia do Autor

Stefhani Tomaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nutricionista. Curso de Nutrição Instituto de Alimentação e Nutrição/ Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.

Beatriz Alves, Universidade Federal Fluminense

Nutricionista. Mestranda em Ciências da Nutrição na Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.   

Giullia Daflon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Medicina/Instituto de Ciências Médicas/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.   

Luana Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dra. em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Curso de Nutrição/Instituto de Alimentação e Nutrição/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.   

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Curso de Nutrição. Instituto de Alimentacao e Nutrição. Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. Áreas de atuação: Saúde Coletiva. Materno-Infantil. Pessoa com Deficiência.

Isabella Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Medicina/Instituto de Ciências Médicas/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.   

Cinara Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.

Carina Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Nutrição Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Curso de Nutrição/Instituto de Alimentação e Nutrição/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.   

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Tomaz Paschoal de Souza, S. ., Thomaz Alves, B. G. ., Daflon Jevaux, G., Silva Monteiro, L., Capelli, J. de C. S., Rocha Soares, I., Costa de Oliveira, C., & de Aquino Paes, C. (2023). Perfil antropométrico e recusa alimentar de crianças com transtorno do espectro autista em uso de risperidona de um movimento social: Anthropometric profile and food refusal of children with autism spectrum disorder using risperidone from a social movement. aúde m edes, 9(3), 4218. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4218

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)