A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE UFRJ-MACAÉ ACESSÍVEL E INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p151-159

Palavras-chave:

Acolhimento, Educação, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: apresentar as experiências do processo de implantação até as ações recentes da Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva, da UFRJ-Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. Métodos: O estudo apresenta um relato de experiências vividas por membros da CPAI, no período entre o segundo semestre de 2016 e 2019. Para a estruturação deste relato, foram reunidas as memórias dos encontros, atas de reuniões da CPAI, publicações de matérias referentes a CPAI tanto na mídia impressa como digital. Resultados: Foram identificados quatro aspetos relevantes: História da consolidação das instâncias voltadas às pessoas com deficiência na UFRJ; Implantação da CPAI; Entrada dos estudantes com deficiência na UFRJ-Campus Macaé; Ações da CPAI. Considerações finais: A CPAI tem realizado ações que propiciam um frequente diálogo sobre a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, sendo relevante para a atenção a estes no âmbito do ensino superior, por muitas vezes acessível apenas para uma parcela da população com deficiência.

Biografia do Autor

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Ciências. Professora Associada do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Inês Leoneza de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Uliana Pontes Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências. Professora Adjunta do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Adriana Bispo Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Raquel Silva de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Referências

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Capelli, J. de C. S., Souza, I. L. de, Vieira, U. P., Alvarez, A. B., & Paiva, R. S. de. (2021). A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE UFRJ-MACAÉ ACESSÍVEL E INCLUSIVA. aúde m edes, 7(2), 151–159. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p151-159

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