A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE UFRJ-MACAÉ ACESSÍVEL E INCLUSIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p151-159

Palabras clave:

Acolhimento, Educação, Saúde Pública.

Resumen

Objetivo: apresentar as experiências do processo de implantação até as ações recentes da Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva, da UFRJ-Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. Métodos: O estudo apresenta um relato de experiências vividas por membros da CPAI, no período entre o segundo semestre de 2016 e 2019. Para a estruturação deste relato, foram reunidas as memórias dos encontros, atas de reuniões da CPAI, publicações de matérias referentes a CPAI tanto na mídia impressa como digital. Resultados: Foram identificados quatro aspetos relevantes: História da consolidação das instâncias voltadas às pessoas com deficiência na UFRJ; Implantação da CPAI; Entrada dos estudantes com deficiência na UFRJ-Campus Macaé; Ações da CPAI. Considerações finais: A CPAI tem realizado ações que propiciam um frequente diálogo sobre a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, sendo relevante para a atenção a estes no âmbito do ensino superior, por muitas vezes acessível apenas para uma parcela da população com deficiência.

Biografía del autor/a

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Ciências. Professora Associada do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Inês Leoneza de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Uliana Pontes Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências. Professora Adjunta do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Adriana Bispo Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Raquel Silva de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. 

Citas

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Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Capelli, J. de C. S., Souza, I. L. de, Vieira, U. P., Alvarez, A. B., & Paiva, R. S. de. (2021). A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE UFRJ-MACAÉ ACESSÍVEL E INCLUSIVA. aúde m edes, 7(2), 151–159. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p151-159

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