Diretrizes de formação para profissionais da saúde: tendências da pós-graduação brasileira de formação para profissionais da saúde: tendências da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4433

Palavras-chave:

Educação, Ensino , Capacitação em Serviço, Guias como Assunto, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: identificar e caracterizar as tendências das produções brasileiras de teses e dissertações na elaboração de diretrizes de formação para profissionais da saúde. Método: revisão narrativa de literatura, desenvolvida por meio da análise de teses e dissertações brasileiras. Realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, durante os meses de junho a julho de 2023. As estratégias de busca foram definidas após o mapeamento de termos e sinônimos nos Descritores em Ciências da Saúde. Foram incluídos estudos que apresentaram aspectos de uma diretriz de formação/educação de profissionais da saúde ou planos de ação para ações educativas. Resultados: Compuseram o corpus final de análise 11 estudos, os quais forneceram subsídios para duas categorias: (1) caracterização das teses e dissertações e (2) tendências teórico-metodológicas das diretrizes de formação para profissionais da saúde. Conclusões: a tendência na elaboração de diretrizes é de pesquisas qualitativas, do tipo pesquisa-ação, se afiliarem ao referencial de Paulo Freire, destacando o desenvolvimento coletivo de diretrizes, as quais consideram as falas dos envolvidos, com ênfase no pesquisar e agir em diferentes contextos, especialmente para a área da Enfermagem.

Biografia do Autor

Daiana Cristina Wickert, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM- bolsista CAPES. Mestra pelo PPGEnf/UFSM- bolsa CAPES (2022). Especialista em Cardiologia (Faculdade Unyleya) e em Atenção ao Paciente Crítico (UNINTER). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirante-SC. Foi professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM (06/2021-03/2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado Saúde e Enfermagem UFSM, linha de pesquisa Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção.E-mail para contato: daianacristinaw@gmail.comORCID: https://orcid.org/0000-0001-7180-1428

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa CNPq PDJ. Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSM. Membro da Associação Rede Unida, entidade internacional.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Diabetes mellitus; Hipertensão Arterial; lesões de pele; Tecnologias em Saúde; Atenção Primária à Saúde; organização dos serviços de saúde e condições crônicas.

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal de Rio Grande

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN, 2010), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG, 2012) e Doutorado em Enfermagem pela mesma instituição (PPGEnf/FURG, 2015). Atualmente é docente da Escola de Enfermagem da FURG, exercendo atividades no curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação (PPGEnf/FURG). Exerce atividades também como docente colaboradora no PPGEN da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Enfermagem e Tecnologias de Enfermagem/Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional do enfermeiro, práticas integrativas e complementares em saúde (Ayurveda, Yoga, Auriculoterapia e Reiki) / intervenções não farmacológicas para o cuidado em saúde na atenção primária. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GEPS PICS) da FURG, integrante do Comitê de Ayurveda do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa - CABSIN e integrante do Grupo Temático - Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares (GT RM-PIC) da ABRASCO.

Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), Especialização em Acupuntura pelo Instituto HIB (2022), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos (2009), Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior em Coimbra-Portugal, com bolsa da CAPES. Atualmente é Prof Associada do curso de Enfermagem - UFS - Campus Lagarto. Ministra os módulos de Saúde Mental, Saúde do Idoso e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Realiza ações de pesquisa e extensão no Ambulatório de Práticas Integrativas do Departamento de Enfermagem de Lagarto e no CAPS de São Cristóvão-SE. Líder do Grupo de Estudos PlenaMENTE: Abordagens em Saúde Mental - GEPASM.

Daniela Dallegrave, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de Enfermagem em Saúde Coletiva. É vice presidenta da ABENAH - Associação de enfermeiros acupunturistas e enfermeiros de práticas integrativas 2021/2024. É membra do GT Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO. Integrou a Comissão de PICS do Cofen (portaria 0521/2020). Doutorado em Educação (UFRGS 2013), Mestrado em Enfermagem - área de ênfase em Educação e Saúde (UFRGS 2008), Residência em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição - Porto Alegre/RS (2006) e Especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2010). Possui experiência nas áreas de Educação e de Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Residências em Saúde, Atenção Primária em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. Foi Secretária da Abenah 2018-2021 e coordenou a Regional Sul da Abenah (2019/2021). Implantou e coordenou o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (2018-2019). Foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (2019). Atuou como docente permanente do mestrado profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS - PPG ATSUS, linha de pesquisa Tecnologias Educacionais em Saúde, da Escola GHC - Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (2015-2017). Foi membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFG, do Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, da Comissão de Práticas Integrativas do Coren-GO e da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-RS. Coordenou o grupo de pesquisa Ens-g-nar Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, de janeiro de 2014 a março de 2018. e-mail: daniela.dallegrave@ufrgs.br

Referências

Paro CA, Ventura M, Silva NEK. Paulo freire e o inédito viável: esperança, utopia e transformação na saúde. Trab Educ Saude [Internet]. 2020 [citado 10 nov. 2023];18(1):1-22. doi:10.1590/1981-7746-sol00227.

Ayres JR. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Cienc Saude Colet [Internet]. 2004 [citado 05 set. 2023];9(3):583-92. doi:10.1590/S1413-81232004000300011.

Dicionário online de Português. 2023 [citado 05 set. 2023]. Disponível em: https://www.lexico.pt/diretrizes/

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Varela DS da S, Carvalho MMB, Barbosa MUF, da Silva IZF, Gadelha RRM, Machado M de FAS. Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS. Rev Bra Edu Saude [Internet]. 2016 [citado 05 set. 2023];6(3):39-43. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928

Brasil. Ministério da Educação. Resoluc?a?o nº 4, de 16 de julho de 2021 [Internet]. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=197911-rces004-21&category_slug=julho-2021-pdf&Itemid=30192

Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 4, de 16 de novembro de 2022 [Internet]. 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=242341-rces004-22&category_slug=novembro-2022-pdf-1&Itemid=30192

Meira MM. Diretrizes para a educação permanente no serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) [dissertação]. [Florianópolis (SC)]: Universidade Federal de Santa Catarina; 2007. 157 p.

Sade PMC. Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro pelos serviços de educação permanente [dissertação]. [Curitiba (PR)]: Universidade Federal do Paraná; 2013. 109 p.

Silva MC. Atenção Oncológica do Colo de Útero no Brasil: as Políticas de Educação à Distância na Educação Permanente Profissional [dissertação]. [Rio de Janeiro (RJ)]: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2014. 133 p.

Pires LR. Programa de educação permanente para enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica [dissertação]. [Porto Alegre (RS)]: Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2014. 108 p.

Zinn GR. Educação permanente em saúde: de diretriz política a uma prática possível [tese]. [São Paulo (SP)]: Universidade de São Paulo; 2015. 148 p.

Oliveira BMF. Preceptoria na perspectiva da prática integrada: desafios da formação em saúde [dissertação]. [Niterói (RJ)]: Universidade Federal Fluminense; 2015. 180 p.

Mendonça FTNF. Grupos de educação em saúde com idosos: educação permanente com profissionais da atenção primária [dissertação]. [Uberaba (MG)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2015. 137 p.

Ilher AS. Práticas educativas para enfermeiros em serviço de emergência: uma revisão integrativa [dissertação]. [São Leopoldo (RS)]: Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2017. 50 p.

Naibert J. Diretrizes para educação permanente em saúde mental na atenção primária [dissertação]. [Porto Alegre (RS)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2020. 138 p.

Soares JMS. Construção de uma diretriz teórico-metodológica para o desenvolvimento profissional contínuo da enfermagem [tese]. [São Paulo (SP)]: Universidade de São Paulo; 2022. 260 p.

Simão ESA. Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares [dissertação]. [Porto Alegre (RS)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2023. 73 p.

GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas. 2022.

[citado 13 jul. 2023]. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Guidelines for Gender Equality in Teacher Education Policy and Practices. 2017 [citado 13 jul. 2023]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444

González FE. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Rev Pesq Qual [Internet]. 2020 [citado 10 nov. 2023];8(17):155-83. doi:10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322.

Silva CBG, Scherer MDA. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface (Botucatu). 2020 [citado 29 nov. 2023];24:1-15. doi:10.1590/Interface.190840.

da Silva MNP, et al. Formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Arch Health [Internet]. 2020 [citado 10 nov. 2023];1(5):178-82. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/59

de Jesus JM, Rodrigues W. Trajetória da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trab Educ Saude [Internet]. 2022 [citado 10 nov. 2023];20:1-13. doi:10.1590/1981-7746-ojs1312.

da Costa JJS. A educação segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica. Theoria Rev Eletr Filos [Internet]. 2015 [citado 10 nov. 2023];7(18):72-88. Disponível em: https://www.theoria.com.br/edicao18/06182015RT.pdf

Dall'agnol CM, de Magalhães AMM, Mano GC de M, Olschowsky A, da Silva FP. A noção de tarefa nos grupos focais. Rev Gaucha Enferm [Internet]. 2012 [citado 10 nov. 2023];33(1):186–90. doi:10.1590/S1983-14472012000100024.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Wickert, D. C., Schimith, M. D., Piexak, D. R., Freitas, C. K. A. C., & Dallegrave, D. (2024). Diretrizes de formação para profissionais da saúde: tendências da pós-graduação brasileira de formação para profissionais da saúde: tendências da pós-graduação brasileira. aúde m edes, 10(3), 4433. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4433

Edição

Seção

Artigo de Revisão