Training guidelines for health professionals: trends in Brazilian graduate studies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4433

Keywords:

Education, Teaching, Inservice Training, Guidelines as Topic, Health personnel

Abstract

Objective: to identify and characterize trends in Brazilian theses and dissertations regarding how training/education guidelines for health professionals are developed. Method: narrative literature review, developed through the analysis of Brazilian theses and dissertations. Searches were carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, during the months of June to July 2023. The search strategies were defined after mapping of terms and synonyms in the Health Sciences Descriptors. Studies were included that presented aspects of a training/education guideline for health professionals or action plans for educational actions. Results: The final corpus of analysis comprised 11 studies, which provided support for two categories: (1) characterization of theses and dissertations and (2) theoretical-methodological trends in training guidelines for health professionals. Conclusions: the trend in the development of guidelines is qualitative research, of the action research type, which is affiliated with Paulo Freire's framework, emphasizing the collective development of guidelines, which consider the statements of those involved, with emphasis on researching and acting in different contexts, with emphasis on the area of Nursing.

Author Biographies

Daiana Cristina Wickert, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM- bolsista CAPES. Mestra pelo PPGEnf/UFSM- bolsa CAPES (2022). Especialista em Cardiologia (Faculdade Unyleya) e em Atenção ao Paciente Crítico (UNINTER). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirante-SC. Foi professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM (06/2021-03/2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado Saúde e Enfermagem UFSM, linha de pesquisa Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção.E-mail para contato: daianacristinaw@gmail.comORCID: https://orcid.org/0000-0001-7180-1428

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa CNPq PDJ. Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSM. Membro da Associação Rede Unida, entidade internacional.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Diabetes mellitus; Hipertensão Arterial; lesões de pele; Tecnologias em Saúde; Atenção Primária à Saúde; organização dos serviços de saúde e condições crônicas.

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal de Rio Grande

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN, 2010), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG, 2012) e Doutorado em Enfermagem pela mesma instituição (PPGEnf/FURG, 2015). Atualmente é docente da Escola de Enfermagem da FURG, exercendo atividades no curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação (PPGEnf/FURG). Exerce atividades também como docente colaboradora no PPGEN da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Enfermagem e Tecnologias de Enfermagem/Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional do enfermeiro, práticas integrativas e complementares em saúde (Ayurveda, Yoga, Auriculoterapia e Reiki) / intervenções não farmacológicas para o cuidado em saúde na atenção primária. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GEPS PICS) da FURG, integrante do Comitê de Ayurveda do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa - CABSIN e integrante do Grupo Temático - Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares (GT RM-PIC) da ABRASCO.

Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), Especialização em Acupuntura pelo Instituto HIB (2022), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos (2009), Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior em Coimbra-Portugal, com bolsa da CAPES. Atualmente é Prof Associada do curso de Enfermagem - UFS - Campus Lagarto. Ministra os módulos de Saúde Mental, Saúde do Idoso e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Realiza ações de pesquisa e extensão no Ambulatório de Práticas Integrativas do Departamento de Enfermagem de Lagarto e no CAPS de São Cristóvão-SE. Líder do Grupo de Estudos PlenaMENTE: Abordagens em Saúde Mental - GEPASM.

Daniela Dallegrave, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de Enfermagem em Saúde Coletiva. É vice presidenta da ABENAH - Associação de enfermeiros acupunturistas e enfermeiros de práticas integrativas 2021/2024. É membra do GT Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO. Integrou a Comissão de PICS do Cofen (portaria 0521/2020). Doutorado em Educação (UFRGS 2013), Mestrado em Enfermagem - área de ênfase em Educação e Saúde (UFRGS 2008), Residência em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição - Porto Alegre/RS (2006) e Especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2010). Possui experiência nas áreas de Educação e de Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Residências em Saúde, Atenção Primária em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. Foi Secretária da Abenah 2018-2021 e coordenou a Regional Sul da Abenah (2019/2021). Implantou e coordenou o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (2018-2019). Foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (2019). Atuou como docente permanente do mestrado profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS - PPG ATSUS, linha de pesquisa Tecnologias Educacionais em Saúde, da Escola GHC - Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (2015-2017). Foi membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFG, do Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, da Comissão de Práticas Integrativas do Coren-GO e da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-RS. Coordenou o grupo de pesquisa Ens-g-nar Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, de janeiro de 2014 a março de 2018. e-mail: daniela.dallegrave@ufrgs.br

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Published

2024-10-25

How to Cite

Wickert, D. C., Schimith, M. D., Piexak, D. R., Freitas, C. K. A. C., & Dallegrave, D. (2024). Training guidelines for health professionals: trends in Brazilian graduate studies. aúde m edes, 10(3), 4433. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4433

Issue

Section

Artigo de Revisão