Cuidado sem Fronteiras: o movimento migratório de venezuelanos em Roraima e os dispositivos de governamentalidade
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p193-205Keywords:
Saúde do Imigrante, Imigrantes, Refugiados, GovernamentalidadeAbstract
Este texto discute a crise migratória vivida em 2018 em Roraima, a partir do alto fluxo de migrantes procedentes da Venezuela. Inicia contextualizando o encontro “Cuidado Sem Fronteiras” realizado pela Rede Unida em Boa Vista-RR, em agosto daquele ano. O debate é feito a partir de três linhas de análise que combinam entre si. A primeira é uma rápida exposição das normas, em especial os tratados internacionais no âmbito da OEA que afirmam os direitos dos imigrantes; a segunda discute a forma híbrida dos que se deslocam, migrante e nômade, e analisa o processo de desterritorialização pelo qual passam, e a tensão proveniente da dificuldade de catalogação, classificação e controle do estado sobre os mesmos; a terceira vai analisar os dispositivos de governamentalidade que operam para o governo dos imigrantes. O texto serve para colocar em debate o movimento migratório atual, tentando entender as pessoas e o funcionamento dos mecanismos de governo diante deste fenômeno.References
Site G1 de notícias: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/19/pacaraima-tem-ruas-desertas-apos-confronto-entre-brasileiros-e-venezuelanos.ghtml (acesso em dezembro de 2018).
Foucault, Michel. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
www.acnur.org (acesso em dezembro de 2018).
Corsini, Leonora. Entre o Migrante e o Nômade – Intermezzo. Revista Lugar Comum, No. 23-24. 2008, pág. 114.
Deleuze, Gillez & Guattari, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997, pág. 14.
Rolnik, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/orientacoes-para-vacinacao-contra-sarampo (acesso em dezembro de 2018).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).