Cuidado sem Fronteiras: o movimento migratório de venezuelanos em Roraima e os dispositivos de governamentalidade
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p193-205Palabras clave:
Saúde do Imigrante, Imigrantes, Refugiados, GovernamentalidadeResumen
Este texto discute a crise migratória vivida em 2018 em Roraima, a partir do alto fluxo de migrantes procedentes da Venezuela. Inicia contextualizando o encontro “Cuidado Sem Fronteiras” realizado pela Rede Unida em Boa Vista-RR, em agosto daquele ano. O debate é feito a partir de três linhas de análise que combinam entre si. A primeira é uma rápida exposição das normas, em especial os tratados internacionais no âmbito da OEA que afirmam os direitos dos imigrantes; a segunda discute a forma híbrida dos que se deslocam, migrante e nômade, e analisa o processo de desterritorialização pelo qual passam, e a tensão proveniente da dificuldade de catalogação, classificação e controle do estado sobre os mesmos; a terceira vai analisar os dispositivos de governamentalidade que operam para o governo dos imigrantes. O texto serve para colocar em debate o movimento migratório atual, tentando entender as pessoas e o funcionamento dos mecanismos de governo diante deste fenômeno.Citas
Site G1 de notícias: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/19/pacaraima-tem-ruas-desertas-apos-confronto-entre-brasileiros-e-venezuelanos.ghtml (acesso em dezembro de 2018).
Foucault, Michel. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
www.acnur.org (acesso em dezembro de 2018).
Corsini, Leonora. Entre o Migrante e o Nômade – Intermezzo. Revista Lugar Comum, No. 23-24. 2008, pág. 114.
Deleuze, Gillez & Guattari, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997, pág. 14.
Rolnik, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/orientacoes-para-vacinacao-contra-sarampo (acesso em dezembro de 2018).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).