Integração ensino-serviço em Psicologia e sua efetividade: uma revisão integrativa

Authors

  • Adriana Reis Do Nascimento Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p207-221

Keywords:

Integração, Ensino-Serviço, Psicologia.

Abstract

Objetiva-se analisar a produção científica sobre a efetiva integração ensino-serviço em Psicologia e os fatores associados. Utilizamos os seguintes descritores "integração”, “ensino-serviço” e “psicologia", na Plataforma Capes, Scielo, BVS- Lilacs. A coleta dos dados ocorreu em outubro de 2016. Dos 72 artigos encontrados, foram selecionadas 20 produções que se aproximaram da proposta investigativa, acerca da interface ensino-serviço em psicologia e sua relação com as Políticas de Educação em Saúde. A análise dos artigos seguiu a categorização em três eixos temáticos sobre os quais as produções versam, que foram: "Práticas Colaborativas", "Mudanças no Currículo" e "Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde", indicando que estes seriam possíveis indicadores da qualidade na integração ensino-serviço. Os resultados também apontaram para uma aproximação entre técnicas, política e teoria, com uma maior ênfase para o trabalho multidisciplinar com ganho para o usuário através de uma construção coletiva e de modelos efetivos para o usuário.

Author Biographies

Adriana Reis Do Nascimento, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga Institucional na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2007, atuante na Medicina do Trabalho desenvolvendo programas de Qualidade Vida no Trabalho.Psicóloga Clínica.

Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDepartamento de Psicologia 

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDepartamento de Fonoaudiologia

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Published

2020-09-23

How to Cite

Do Nascimento, A. R., Silveira, L. M. de O. B., & Bonamigo, A. W. (2020). Integração ensino-serviço em Psicologia e sua efetividade: uma revisão integrativa. aúde m edes, 6(2), 207–221. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p207-221

Issue

Section

Artigo de Revisão

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