O Apoio Institucional e A Educação Permanente na formação do sanitarista: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n2p171-181Resumen
A partir de um relato de experiência de estágio curricular da Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordamos o desafio de formar sanitaristas atentos às singularidades dos processos de trabalho em saúde. A partir da aproximação dos estudantes com a Atenção Básica do município de Esteio no ano de 2016, desenvolvemos práticas de apoio institucional e educação permanente, refletindo sobre os diferentes tempos envolvidos na gestão do Sistema Único de Saúde. Tais dispositivos foram apontados como estratégicos na formação de sanitaristas implicados com a co-gestão no Sistema Único de Saúde.Citas
PAIM, J. S.; PINTO, I. C. M. Graduação em saúde coletiva: conquistas e passos para além do sanitarismo. Tempus: Actas Saúde Col., Brasília, v.7, n.3, p.13-35, 2013.
Campos GWS, Figueiredo MD, Pereira Junior N, Castro CP. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1 [cited 2017-08-13], pp.983-995.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, jun. 2004.
Ricardo Burg Ceccim e Alcindo Antônio Ferla. Educação Permanente em Saúde. Em: Dicionário da Educação Profissional em Saúde http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau.html
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).