Gestão hospitalar em Portugal: a busca de um modelo ajustado aos hospitais públicos
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n1p11-24Palavras-chave:
Gestão hospitalar, Acesso aos Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Eficiência.Resumo
A busca de um modelo de gestão hospitalar adequado à prestação de cuidados de saúde no setor público é já procurado em Portugal há várias décadas. Foram implementados vários modelos e realizadas avaliações quantitativas, ouvindo poucas vezes os intervenientes nos processos. Objetivo: o presente estudo objetivou analisar as percepções dos grupos de interesse (stakeholders) relativamente às medidas aplicadas que mais contribuíram para a consecução dos objetivos da reforma para a melhoria do acesso, qualidade e eficiência. Método: estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com recurso a 50 entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, optando-se pela análise de conteúdo. Resultados: as falas indicam que os diferentes grupos têm diferentes interpretações, dependendo da sua atividade ou função no sistema de saúde. Todos referem que a gestão melhorou com a implementação de práticas de gestão empresarial e com a prestação regular de contas. No entanto, exigem mais transparência, incentivos e acesso. Conclusões: A inovação nas práticas de gestão hospitalar contrbuiu para a melhoria do acesso, da qualidade e eficiência.Referências
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