Apontamentos sobre ética na pesquisa: tensões da educação no encontro com a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p31-38

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, Pesquisa-educação, Pesquisa-saúde, Vida-saúde, Vida-educação

Resumo

Esta escritura foi disparada com o seminário avançado sobre Ética na pesquisa, que envolvia questões e proposições para a Educação e para a Saúde Coletiva, realizado no primeiro semestre letivo de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Saúde Coletiva. Trouxemos, neste artigo, apontamentos sobre a vida e os encontros, tomando-os como tarefa ética quando se investiga em ciência e na produção de conhecimento em saúde. Pensamos, aí, uma Ética “da educação” no cuidado em saúde. Sugerimos a potência de permanentemente aprender, durante a pesquisa, porque se pesquisa. Pesquisar é aceitar o imprevisível, é se deixar ser afetado, é a capacidade de suportar o que não para de diferir. Pesquisar exige Ética para com o que pede passagem, com a densidade da vida e com a labilidade das formas. Propomos que “parafernálias do encontro” – e não as tralhas tecnológicas – sejam disparadoras de potência para a afirmação da vida.

Biografia do Autor

Ricardo Burg Ceccim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em antropologia médica, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, professor de saúde coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniele Noal Gai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação, Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, professora de educação especial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Ceccim RB, Müller GS, Maia LP, Cataluña RV. A proposta de pesquisa-formação em saúde: construção do método de Círculos em Redes. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, 2013 dez;7(4)

Foucault M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3. ed. São Paulo: Martins Fontes; 2010.

Foucault M. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II, Curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes; 2011.

Noal Gai D, Ferraz W (Org.). Parafernálias: diferenças, artes, educação. Porto Alegre: INDEPIn; 2012.

Noal Gai D, Kersting AB, Martins I, Soares O, Ferraz W. Notas do idiotismo: Arthur Bispo do Rosário e Manoel de Barros. In: Gonçalves C. (Org). Caderno de notas 5: oficinas de escrileituras - arte, educação e filosofia. Oficinas produzidas em 2011. Pelotas: Editora Universitária/UFPel; 2013. p. 65-77.

Woolf VV Woolf: contos completos. São Paulo: Cosac Naïfy; 2005.

Nietzsche FW. La genealogia de la moral: un escrito polémico. Madrid: Alianza Editorial; 1995.

Nietzsche FW. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras; 1992.

Spinoza B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica; 2009.

Guattari, F. Fundamentos ético-políticos da interdisciplinaridade. Revista Tempo Brasileiro, 1992;(108): 19-25.

Ceccim RBC. O que é saúde? O que é doença? In: Meyer DE E (Org.). Saúde e sexualidade na escola. Porto Alegre: Mediação; 2012. p. 37-50.

Ceccim RBC. Equipe de saúde: a perspectiva entredisciplinar na produção dos atos terapêuticos. In: Pinheiro R Mattos RA. Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Abrasco: 2006. p. 259 - 278.

Deleuze G. O abecedário de Gilles Deleuze. Transcrição de entrevista realizada por Claire Parnet, direção de Pierre-André Boutang, 1988-1989. Disponível em: . Acessado em 17/08/2014.

Barthes R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos; cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

Deleuze G. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Ceccim, R. B., & Gai, D. N. (2014). Apontamentos sobre ética na pesquisa: tensões da educação no encontro com a saúde. aúde m edes, 1(1), 31–38. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p31-38

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>