Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no interior de Portugal

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Universidade de Lisboa- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n3p09-21

Palavras-chave:

Satisfação do usuário. Saúde coletiva. Atenção primária.

Resumo

Este estudo enfoca a satisfação dos usuários com a satisfação e a qualidade do atendimento na atenção primária à saúde integrada na rede pública de serviços da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Foi realizado um estudo qualitativo envolvendo 50 usuários de dois agrupamentos de centros de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista não diretiva e as informações foram analisadas com recurso à análise de conteúdo. Os resultados mostram uma satisfação em relação à cobertura da população, aos profissionais de saúde e às instalações, ainda que com algumas críticas. No entanto, os usuários expressam insatisfação com o tempo de espera por marcação de consultas, o tempo de consulta e a fraca integração de serviços com o hospital. 

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Universidade de Lisboa- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Doutor em Administração da SaúdeProfessor Auxiliar Convidade do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de LisboaAssessor do Ministro da Saúde do Governo de Portugal

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Publicado

2019-04-20

Como Citar

Nunes, A. M. (2019). Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no interior de Portugal. aúde m edes, 4(3), 09–21. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n3p09-21

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