Narrativas de cuidadores do serviço de atenção domiciliar em Manaus sobre educação permanente na saúde

Autores/as

  • Davi Araújo Cunha Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SES-AM

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p313-327

Palabras clave:

Educação permanente. Política pública. Educação em saúde.

Resumen

O principal objetivo desse estudo foi descrever e analisar narrativas de cuidadores designados e atuantes no Serviço de Atenção Domiciliar, Programa Melhor em Casa em Manaus-Am, concernente a apropriação da política nacional de educação permanente em saúde, e sua aplicabilidade em contexto sociocultural específico. A pesquisa concentrou-se em analisar as narrativas desses cuidadores nos aspectos chaves de: entendimento da política de educação permanente em saude (EPS); das participações destes em atividades educativas direcionadas ao serviço estudado; suas participações no planejamento de atividades educativas; suas propostas de temas a serem trabalhados sob a lógica da EPS; e principais desafios para que processos de trabalho ocorram no serviço tendo a EPS como princípio orientador. As narrativas produzidas durante as entrevistas individuais foram analisadas através da metodologia do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e apontam para a inexistência por parte de cuidadores da apropriação conceitual e metodológica da política oficial de Educação Permanente em Saúde e questiona se o abismo para se chegar a uma das principais características dessa política – a capilaridade – pode ser ultrapassado no trabalho vivo em ato no contexto pesquisado.

Biografía del autor/a

Davi Araújo Cunha, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SES-AM

Psicólogo. Mestre em Psicologia e doutor em Educação – Universidade  Federal do Amazonas – UFAM. Servidor efetivo da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e da UFAM.

Citas

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Cunha, D. A. (2022). Narrativas de cuidadores do serviço de atenção domiciliar em Manaus sobre educação permanente na saúde. aúde m edes, 8(3), 313–327. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p313-327

Número

Sección

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